Buscar
  • CNSL

Quanto tempo os sistemas fotovoltaicos duram?

Uma das principais dúvidas de quem está planejando investir em energia solar fotovoltaica, é sobre a duração do sistema. Neste tópico vamos falar sobre a durabilidade dos seus componentes!



Na imagem acima vemos o Energielabor, um laboratório da Universidade de Oldenburg, na Alemanha, que utiliza o mesmo sistema desde a década de 80!


Os sistemas fotovoltaicos são compostos por dois principais componentes, as placas fotovoltaicas, responsáveis por receber a luz solar, os fótons, e convertê-la em corrente elétrica, e o inversor (ou microinversores), que convertem a corrente contínua gerada, em corrente alternada, a mesma dos imóveis. (Se você quer conhecer mais sobre o funcionamento do sistema, nosso terceiro tópico fala exatamente sobre isso!) Os demais componentes do sistema, são cabos, conectores e proteções elétricas.


Os sistemas fotovoltaicos são uma tecnologia bastante desenvolvida, eles são aplicados há décadas, para se ter ideia, temos satélites usando placas solares desde 1958, o Vanguard 1 dos Estados Unidos foi o primeiro a embarcar esta tecnologia.


Começando pelos módulos (as placas), eles possuem uma garantia de 10 a 12 anos contra defeitos de fabricação, logo se imagina o quanto são resistentes e duráveis com uma garantia de fábrica tão extensa. Além da garantia contra defeitos de fabricação, eles possuem garantia de eficiência de pelo menos 80% até atingirem 25 anos de utilização, isto significa que ao longo da sua vida útil eles naturalmente degradam lentamente, em torno de 0,80% ao ano, chegando ao vigésimo quinto ano de uso, com pelo menos 80% da eficiência inicial garantida, gerando apenas 20% menos energia do que geravam quando recém instalados.


Por serem componentes que não possuem nenhum tipo de movimento mecânico, não há desgaste ou necessidade de substituição de peças, por isso são altamente atrativos como investimento e muito duráveis.


Já os inversores, equipamento que é descrito por muitos estudiosos do setor como o coração do sistema, o responsável por tornar a energia utilizável nos imóveis, ele também possui uma extensa garantia contra defeitos de fabricação, de 5 anos, e uma vida útil estimada superior a 10 anos, mas isto não significa que após 10 anos de utilização os inversores param de funcionar repentinamente, o que ocorre é uma redução gradativa da eficiência após este período, indicando a necessidade de substituição deste equipamento. Em um sistema que utiliza a tecnologia de inversores string tradicionais, este equipamento precisa ser substituído uma vez para acompanhar os 25 anos de vida útil dos módulos.


Uma alternativa que dispensa a substituição de qualquer componente é a utilização de microinversores ao invés de inversores string tradicionais, estes, assim como os módulos, tem garantia contra defeitos de fabricação de 12 anos e vida útil estimada superior a 25 anos, entretanto, comparados com os inversores tradicionais, seu investimento é um pouco mais elevado.


Ambas as tecnologias tem seus pontos positivos, em breve escreveremos um tópico sobre as diferenças entre inversores string tradicionais e microinversores, comparando seus benefícios, em quais projetos cada um deles é mais indicado e como devemos optar por qual vamos utilizar.


Os cabos, conectores e componentes de proteção elétrica são todos desenvolvidos para aplicação específica, com proteções que os preservam de raios ultra violeta e elevadas temperaturas, durando tanto quanto os módulos.


Em síntese, os sistemas fotovoltaicos duram mais de 25 anos. Temos evidências de sistemas em plena operação com mais de 40 anos de sua instalação. É indiscutível a viabilidade econômica destes sistemas que além de gerarem energia limpa e renovável, poupam gastos com energia elétrica, evitam a poluição das termelétricas e tornam os proprietários imunes a inflações energéticas e econômicas!


Acompanhe nossos tópicos relacionados com energia solar e fique por dentro deste assunto que já está mudando o mundo. Deixe seu nome e contato no final da página, e seja informado sempre que publicarmos um novo tema! Até mais!

5 visualizações
Receba por e-mail nossas novidades!

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados.

Logo Site.png