Buscar
  • CNSL

Payback dos sistemas fotovoltaicos!

Quando falamos de sistemas fotovoltaicos, falamos de investimento, e um bom investimento deve trazer ótimos resultados. Neste tópico vamos entender quanto é economicamente vantajoso instalar energia solar!



O termo “payback” significa retorno, ele mensura quanto tempo leva entre um investimento ser realizado e os resultados financeiros deste investimento cobrirem o valor investido, em outras palavras, o payback significa o tempo que leva para um investimento se pagar.

O payback é um dado bastante importante ao mensurar a viabilidade de investimentos, porque ele nos mostra de forma bastante visual quantos meses, ou anos, um investimento levará para começar a apresentar resultados positivos, a partir desta informação podemos comparar o tempo de retorno de investimentos diferentes, ou se o tempo de retorno atende às expectativas do investidor.


Ainda que essencial, o payback por si só não apresenta informações suficientes para determinar a rentabilidade de um investimento, principalmente se estivermos comparando investimentos diferentes, é preciso considerar o prazo de validade deste investimento e comparar cada fluxo de caixa, pois investimentos diferentes podem ter retornos diferentes ao longo do tempo.


Além do payback simples, há também o payback descontado, onde o investidor determina uma taxa mínima de atratividade, uma porcentagem que o investimento deve render para que seja considerado viável. Geralmente se obtém esta taxa ao considerar outras modalidades de investimento, como carteiras do mercado financeiro, poupança, CDB, entre outros. O payback descontado tende a aumentar o período entre o investimento inicial e o retorno.


No caso dos sistemas fotovoltaicos, onde os sistemas tem vida útil estimada de 25 anos, deve-se considerar um fluxo de caixa anual desde a aquisição do investimento até o ano 25, para se chegar no valor do retorno, e estes lançamentos devem considerar a inflação energética projetada, a inflação monetária e também a degradação dos painéis ao longo do tempo, que fazem com que a performance do sistema seja ligeiramente menor a cada ano.


Os sistemas fotovoltaicos apresentam hoje, em 2020, paybacks de em média 03 anos. Tendo encontrado o payback, supondo que ele seja de 03 anos, e o investimento dure 25, temos 22 anos de fluxo de caixa positivo, de economia para o investidor. A somatória do fluxo positivo, dividida pelo investimento inicial, e o resultado multiplicado por 100, nos mostra em porcentagem qual é o ROI (Return On Investment), retorno sobre o investimento, outro importante indicador, e os sistemas fotovoltaicos apresentam retornos muito atrativos!

Conhecendo os aspectos econômicos do investimento, fica muito mais simples identificar oportunidades que são realmente rentáveis. Empresas que demonstram o payback e o ROI em suas propostas comerciais de investimentos, elevam o nível de transparência com o investidor e facilitam a verificação da viabilidade, mas é importante que estes indicativos sejam fundamentados em variáveis corretas e atualizadas, como as que citamos acima, inflação energética projetada, inflação monetária, degradação dos painéis, eventuais manutenções preventivas, eventuais substituições de componentes, etc.


Contrate sempre empresas que se preocupem com a rentabilidade do seu investimento, que entendam, demonstrem as vantagens econômicas do seu produto e que não coloquem suas vendas acima dos benefícios reais para o investidor!


Acompanhe nossos tópicos sobre energia solar e fique por dentro deste assunto que já está mudando o mundo. Deixe seu nome e contato no final da página, e seja informado sempre que publicarmos um novo tema! Até mais!

5 visualizações
Receba por e-mail nossas novidades!

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados.

Logo CNSL Itapetininga