Buscar
  • CNSL

Energia solar e sustentabilidade!

O termo sustentabilidade nos traz a ideia da busca pelo equilíbrio entre o volume de recursos disponíveis na natureza e a exploração desses recursos pela sociedade, visando manter uma boa qualidade de vida respeitando os limites do que o planeta terra pode nos oferecer, pensando sempre em sua longevidade. Neste tópico vamos entender como investimentos em energia limpa e renovável podem contribuir com a natureza e com o nossa própria sustentabilidade econômica.



A sustentabilidade é popularmente difundida e relacionada com questões ambientais, com os níveis de exploração de recursos que estão em desacordo com a capacidade de regeneração da natureza. Esta questão precisa da compreensão e auxílio de cada um de nós para que as condições favoráveis à vida humana se mantenham adequadas a curto, médio e longo prazo.


Para determinar se uma atividade é sustentável, devemos avaliar seu ciclo de produção e consumo, ou seja, se a oferta de determinado recurso supre sua demanda, a operação é sustentável! A energia solar fotovoltaica é sustentável, é constantemente renovada utilizando o potencial energético solar, um recurso infinito, portanto a energia solar é um recurso valioso e renovável.


Através da geração de energia limpa em nossos próprios imóveis, evitamos a queima de combustíveis fósseis e emissão de milhões de toneladas de gases poluentes pelas termelétricas, além de evitar imensuráveis impactos ambientais que ocorrem com a criação de usinas hidrelétricas. Em nosso tópico sobre as bandeiras no fornecimento de energia elétrica, mencionamos como os sistemas fotovoltaicos podem contribuir ambientalmente e economicamente, vale a pena conferir!


Nós já sentimos os efeitos da interferência humana nas condições para a vida, além dos impactos ambientais da exploração de recursos, diretamente relacionados com a questão de o planeta ser capaz de nos sustentar a longo prazo, temos os efeitos climáticos e os efeitos econômicos resultantes da escassez ocasionada pela crescente exploração dos recursos naturais.


As energias renováveis são hoje uma alternativa para auxiliar no planejamento sustentável. Um pequeno sistema de geração de energia elétrica pode impactar positivamente de forma bastante relevante o proprietário e a sociedade. Um sistema fotovoltaico residencial com 10 placas solares, que tem vida útil de mais de 25 anos, evita a queima de 45 toneladas de carvão na geração de energia com as termelétricas. Os gases poluentes da queima deste volume de carvão equivalem a poluição emitida por um carro, abastecido com gasolina, percorrendo 350.000 quilômetros!


Outra perspectiva da sustentabilidade, difundida nos ambientes administrativos e financeiros, é a capacidade de organizações se manterem com seus próprios recursos, e nesta situação também conseguimos perceber o impacto econômico da instalação de um sistema fotovoltaico. As mesmas 10 placas que evitam a queima de 45 toneladas de carvão, podem resultar em mais de 300 mil reais de economia com energia elétrica. Todo este recurso poupado pode ser revertido em investimentos em infra estrutura, qualidade de vida nos ambientes corporativos, qualidade de vida nas residências, entre diversas outras aplicações.


Nós temos uma grande questão sobre quais condições de vida teremos daqui a alguns anos, e podemos ter resultados positivos a curto, médio e longo prazo se planejarmos e implementarmos desde já. O sol é um recurso renovável e com potencial energético muito superior as nossas necessidades. O Brasil tem excelentes índices de irradiação solar, muito favoráveis para a geração de energia elétrica fotovoltaica. A energia solar é um investimento disponível, viável e sustentável!


Acompanhe nossos tópicos relacionados com energia solar e fique por dentro deste assunto que já está mudando o mundo. Deixe seu nome e contato no final da página, e seja informado sempre que publicarmos um novo tema! Até mais!

2 visualizações
Receba por e-mail nossas novidades!

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados.

Logo Site.png