Buscar
  • CNSL

Consumo elétrico nas residências

Neste tópico vamos falar sobre o consumo de energia elétrica nas residências brasileiras, conhecer quais equipamentos são responsáveis pela maior parcela das contas de energia.


Muitos de nós sabemos que as contas de energia elétrica tendem a aumentar em períodos frios, em que precisamos de mais energia para aquecer a água dos banhos com chuveiros elétricos, ou ainda em imóveis que possuem reservatórios de água quente, onde o apoio elétrico é requisitado para manter a água na temperatura ideal, já que o calor do sol não está sendo suficiente para a eficiência total dos sistemas de aquecimento.


Ou então em períodos muito quentes, onde imóveis utilizam mais energia elétrica para alimentar aparelhos de ar condicionado, aumentando o conforto térmico, mas também o valor das contas!


Na imagem deste tópico apresentamos um gráfico que representa os equipamentos responsáveis pelos maiores consumos elétricos das residências brasileiras.



Como todos nós já imaginávamos, chuveiros elétricos e aparelhos de ar condicionado são dois dos equipamentos que mais consomem energia elétrica, isso ocorre não apenas pela potência destes aparelhos ser elevada, mas também pelo tempo de utilização dos mesmos. Este consumo expressivo também ocorre com os refrigeradores, que são equipamentos que permanecem constantemente ligados, fazendo a manutenção da temperatura interna, que se dissipa não apenas pela transferência térmica entre os materiais, mas também pela troca de ar frio interno por ar quente externo, todas as vezes que abrimos a geladeira.


Diante deste fato, que pode custar nosso conforto enquanto controlamos a utilização, para evitar surpresas desagradáveis com a chegada das contas de energia, alguns proprietários optam por sistemas que auxiliam muito na economia e permitem maior utilização destes equipamentos sem preocupações. Exemplos destes sistemas, são o sistema de aquecimento solar de água e a energia solar fotovoltaica, ambos apresentados no nosso último tópico.


Os sistemas de aquecimento térmico de água são projetados de acordo com o consumo estimado de água quente dos moradores ou frequentadores do imóvel. Esse sistema visa poupar a média dos 24% de consumo energético que seriam utilizados pelos chuveiros e torneiras elétricas.


Já os sistemas fotovoltaicos são dimensionados para atender todo o consumo elétrico das residências, otimizando em até 95% o valor das contas.


Com base nas informações do perfil de consumo médio das residências, e considerando estas tecnologias disponíveis e acessíveis, muitos brasileiros têm optado por maior qualidade de vida investindo nestes sistemas, podendo então ter mais conforto sem precisar se preocupar com grandes gastos financeiros.


Acompanhe nossos tópicos sobre energia solar e fique por dentro deste assunto que já está mudando o mundo. Deixe seu nome e contato no final da página, e seja informado sempre que publicarmos um novo tema! Até mais!

3 visualizações
Receba por e-mail nossas novidades!

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados.

Logo Site.png