Buscar
  • CNSL

Como é a manutenção dos sistemas?

Neste artigo vamos falar sobre uma preocupação bastante comum durante a tomada de decisão sobre investir em energia solar fotovoltaica. Como é a manutenção do sistema fotovoltaico?



Os sistemas fotovoltaicos geram energia elétrica através de uma reação físico-química entre os materiais que compõe os módulos (as placas), essa reação ocorre sem a necessidade de movimento de corpos mecânicos, o sistema gera energia sem nenhuma peça móvel. Nós explicamos mais sobre o funcionamento das placas no nosso artigo “como as placas funcionam”.


Por serem sistemas estáticos, sem peças móveis, não há desgaste mecânico por atrito dos componentes, o que torna manutenções praticamente inexistentes ao longo da vida útil dos sistemas, que é superior a 25 anos.


Além do benefício de não haver desgaste mecânico, sendo sistemas estáticos eles operam silenciosamente, sem nenhum tipo de ruído durante a operação, não interferindo no conforto acústico dos imóveis.


Todos os componentes do sistema passam por uma série de testes de resistência antes de serem comercializados, um exemplo é a certificação internacional IEC 61215, um dos requisitos mínimos de fabricação dos módulos. Esta certificação assegura que os módulos tenham sido submetidos e aprovados em testes de resistência contra impactos de pedras de gelo de 3,5 centímetros de diâmetro, viajando a uma velocidade de 100 quilômetros por hora! Em nosso artigo “choveu granizo, e agora?” nós falamos mais sobre a incrível resistência dos módulos.


Além dos testes de resistência contra choques mecânicos, os componentes são submetidos a testes de resistência contra sobretensões, intempéries, exposição a água e recebem diversas certificações garantindo segurança e performance.


Por se tratarem de componentes tão confiáveis e duráveis, os próprios fabricantes oferecem garantias longas de até 25 anos. Os módulos possuem garantia contra defeitos de fabricação de 12 anos, e 25 anos de garantia de eficiência superior a 80%, isto significa que após 25 anos eles devem gerar ao menos 80% da energia que geravam quando recém instalados! Já os inversores string tradicionais possuem garantia de fábrica de 5 anos contra defeitos de fabricação e vida útil estimada superior a 10 anos, enquanto os microinversores (opção aos inversores tradicionais, altamente atrativa pela durabilidade) possui garantia contra defeitos de fabricação de 12 anos e vida útil superior a 25 anos, o que torna o sistema como um todo garantido e autônomo por mais de duas décadas. Nós explicamos a diferença entre os inversores e microinversores no nosso artigo “microinversores vs inversores” e como optamos pela melhor solução em cada caso!


Apesar de praticamente não haver manutenção, para assegurar a eficiência ao longo dos anos, há a recomendação de que os módulos sejam limpos periodicamente. Por dependerem de luz solar para a geração de energia elétrica, é importante que sua superfície não bloqueie a luz com matéria orgânica depositada, fuligem, poeira e outros resíduos. Recomenda-se uma limpeza a cada seis meses, em média, tempo que pode variar dependendo do local da instalação, altura e inclinação dos módulos, presença de poeira, terra, vegetação ao entorno, etc. Como aliada a limpeza das placas, temos a chuva, que desempenha importante papel ao manter a geração otimizada!


Para assegurar uma limpeza eficiente e segura, é recomendável que ela seja executada por profissionais habilitados em trabalho em altura, que utilizem os EPIs adequados, linhas de vida para segurança e também os produtos de limpeza e ferramentais corretos, para que a superfície das placas seja preservada sem nenhum dano de geração! Feito isto, garantimos que o sistema gere conforme projetado, e poupe para os proprietários até 95% do valor que seria gasto com as contas de energia elétrica!


Acompanhe nossos artigos relacionados a energia solar fotovoltaica e fique por dentro deste assunto que já está mudando o mundo. Deixe seu nome e contato no final da página, e seja informado sempre que publicarmos um novo tema! Até mais!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Receba por e-mail nossas novidades!

Obrigado pelo envio!