Buscar
  • CNSL

Choveu granizo, e agora?

Você já se perguntou o que acontece se os painéis fotovoltaicos, que têm sua última camada feita em vidro, receberem uma chuva de granizo? Neste tópico vamos falar sobre a resistência dos painéis!



A tecnologia fotovoltaica é uma das alternativas de geração de energia limpa mais duráveis que existem no mercado. Para se ter ideia do quão resistentes são os sistemas, temos indícios de instalações da década de 80, ainda em boas condições de operação!

Com o avanço da tecnologia e da normatização internacional, para assegurar cada vez mais a padronização e parâmetros de segurança dos materiais, temos tido materiais ultra resistentes a diversos fatores naturais e não naturais.


A energia solar só é possível graças aos painéis de silício, essenciais para o efeito fotovoltaico que comentamos no tópico sobre funcionamento dos sistemas, mas o silício por si só não é um material resistente, as células cristalinas são frágeis e por isso recebem uma camada de vidro temperado.


Mas será que este vidro é suficiente para proteger os módulos fotovoltaicos de condições climáticas extremas, como as chuvas de granizo? Para responder essa pergunta, vamos falar um pouco da certificação internacional IEC 61215, um dos requisitos mínimos de fabricação dos módulos. Esta certificação assegura que os módulos tenham sido submetidos e aprovados em testes de resistência contra impactos de pedras de gelo de 3,5 centímetros de diâmetro, viajando a uma velocidade de 100 quilômetros por hora!


No mercado, temos painéis que suportam impactos de mais de 400 km/h. Para fazermos um comparativo, uma pedra de gelo de 8 cm de diâmetro atinge a velocidade terminal (velocidade máxima em que esta pedra pode viajar ao cair do céu) de 200 km/h, ou seja, uma pedra de gelo do tamanho de uma laranja, viajando a 200 km/h, chega apenas a metade do impacto que este módulo pode suportar.


Então, sim! Os módulos suportam tranquilamente tempestades com granizo.


Ainda que os módulos sejam muito resistentes a impactos, é importante que sejam devidamente instalados, por profissionais capacitados e habilitados, pois diversos fatores naturais podem apresentar riscos, como fortes ventos, além de que painéis instalados sem a devida técnica e segurança, podem causar infiltrações nos imóveis. Contrate sempre não só materiais, mas também profissionais de qualidade!


Acompanhe nossos tópicos sobre energia solar e fique por dentro deste assunto que já está mudando o mundo. Deixe seu nome e contato no final da página, e seja informado sempre que publicarmos um novo tema! Até mais!

8 visualizações
Receba por e-mail nossas novidades!

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados.

Logo CNSL Itapetininga